Encontro Europeu de Directores de Segurança

EEDS

Nos passados dias 17 e 18 de Outubro, por iniciativa da ADSP, teve lugar no Resort de Vale do Lobo, no Algarve, o I Encontro Europeu de Diretores de Segurança, que juntou representações de Espanha, Itália e França, culminando com a assinatura da escritura de constituição oficial, da nova Federação Europeia de Diretores de Segurança, testemunhada e certificada por notaria que se deslocou ao auditório do empreendimento.

Na abertura dos trabalhos intervieram o Coronel Ludovico Jara Franco, Presidente da Direção da ADSP, o Dr. Eduardo Zamora Presidente da congénere ADSI/Espanha, o Coronel Damiano Toselli Presidente da AIPSA/Itália, o  Dr. Olivier Hassid Diretor-Geral da CDSE/França e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, em sua representação, Professor Doutor Fernando Alexandre.

Para além dos restantes elementos das comitivas das associações ADSI de Espanha, AIPSA de Itália e CDSE de França. o evento contou ainda com a presença de um vasto leque de convidados, nacionais e estrangeiros e um importante número de associados e de mais diretores de segurança que se deslocaram a Vale do Lobo para participarem nos trabalhos.

O evento contou ainda com um número significativo de oficiais das forças de segurança com destaque para os comandantes distritais da PSP e da GNR e para os Intendentes João Ribeiro, Diretor do Departamento de Segurança Privada da PSP e Paulo Caldas, em representação do Diretor-Nacional e provavelmente futuro diretor daquele departamento. A presença destes oficiais proporcionou contactos relevantes com muitos diretores de segurança, que decorreram num excecional ambiente de comunhão.

O encontro que tinha como objetivo a análise do setor, o comparativo entre as diferentes realidades dos países representados, abordou a segurança privada enquanto setor essencial em qualquer dos países presentes, a uniformização da legislação europeia, a constituição de um código deontológico europeu o papel dos Diretores de Segurança e o seu enquadramento e intervenção nos diferentes países.

A evolução tecnológica, a atualização dos programas, o estatuto do Diretor de segurança e a sua intervenção e liderança, em setores e instalações de risco, na planificação, gestão e coordenação, entre departamentos e entidades, no âmbito da segurança privada e pública, foram igualmente abordados nos painéis do último dia.

Os trabalhos culminaram com a criação da Federação Europeia de Diretores de Segurança, através da assinatura da Escritura e dos Estatutos da nova  entidade que tem, entre outros, os objetivos de Promover o convívio, a partilha do conhecimento e o trabalho conjunto entre os associados das associações que constituem a FEDS, promover um código de conduta para os diretores de segurança europeus, a uniformização da legislação europeia e a troca de experiências e o apoio mutuo entre as várias associações.

Conforme ficou acordado, no início do próximo ano vai ter lugar a eleição dos primeiros órgãos sociais da Federação. Até lá, uma comissão instaladora, constituída por elementos das associações signatárias, conduzirá os trabalhos.

CALENDÁRIO de EVENTOS

Não existem eventos no calendário
setembro 2017
Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Este Site utiliza Cookies para melhorar a experiência de navegação do visitante!